Ele e ela (#4) *


— Bom dia!
— Bom dia, minha senhora!
— Este é que é o comboio para o Mindelo?
— É. Esta linha do metro passa no Mindelo.
— Vou lá ver a minha filha. Casou-se muito bem. O meu genro é segurança no Norte Shopping e a minha filha faz lá limpezas.
— É bom ter emprego. O Porto está em crise. Só fazem obras em Lisboa….
— O meu falecido morreu nas obras em França. Foi de salto para lá. Não tinha papéis. O patrão dele nem no seguro o tinha! O meu homem caiu dum andaime. Fiquei viúva…
— Tempos difíceis…
— Tive que criar a minha filha sozinha. Esta estação já é Mindelo?
— Não, minha senhora. É Pedras Rubras.
— O senhor também vai para o Mindelo?
— Não. Continuo até à minha terra, Vila do Conde…
— Eu sou da Queiriga. Acartei muito saco de batatas à cabeça…
— Queiriga? Onde é?
— Em Vila Nova de Paiva. Perto de Viseu. Agora, em Agosto, lá é só franceses! É aqui, Mindelo?
— Ainda não…
— O meu neto anda a estudar para doutor…
— Isso é bom. Que curso é?
— Médico. Só tira vintes. Está sempre a ler…
— Parabéns, minha senhora! Isso é um grande curso!
— A minha neta também quer ir para médica. Mas está com medo que não haja vaga para ela. Os exames este ano foram demasiado fáceis. Até os burros vão ter boas notas!
— Minha senhora, olhe a placa ali a dizer Mindelo…
— É aqui que eu saio! Muito obrigada por tudo. Desculpe, senhor, se o incomodei… é que eu… eu… eu não sei ler…

* A série "Ele e ela" saiu nos verões de 2008 e 2009 no Jornal do Centro.
Este #4 foi publicado em 15 de Agosto de 2008.

Comentários

Mensagens populares