Duas reivindicações ao "Álvaro"


     Como Álvaro Santos Pereira vai estar em Viseu, o Secretariado da Concelhia do PS-Viseu pergunta:
      «Quais as descriminações positivas previstas para os Viseenses no pagamento de portagens das  Estradas SCUT’s que servem o nosso concelho?»
      Todas as perguntas ao "Álvaro" são boas, mas esta talvez não seja a mais importante porque as medidas de "discriminação positiva" são transitórias —  nas SCUT do litoral que já estão a ser portajadas cessam em meados do ano que vem.
     Ela, a putativa "discriminação positiva", serviu e serve para vender "chispes" das matrículas. É uma coisa útil para o ex-assessor do sr. Paulo Campos  que os vende. É uma coisa útil para o governo que pode, se quiser dourar a pílula, conceder uns descontitos durante uns tempos e depois acabar com eles num qualquer pacote austeritário dos muitos que vamos ter.
      O PS-Viseu quis sempre engolir esse anzol da "discriminação positiva".  Bom proveito.
      Em Fevereiro de 2009, protestei contra as portagens electrónicas nas SCUT,  dirigindo-me
olhos nos olhos a José Sócrates, mas os quadros do PS andavam entretidos com outras coisas e fiquei a falar sozinho.
      Passou muita água debaixo das pontes e agora,
na iminência de um golpe terrível na nossa economia e mobilidade, poderão, ainda assim, ser reivindicados dois pontos justos e devidos não à região mas sim ao país:
    1 — Custo zero de portagens nos troços da A25 feitos em cima da excelente alternativa que existia: o "velho" IP5;
     2 — Requalificação da N2, da N16 e dos troços do IP5 sobreviventes que vão ter um aumento muito grande de tráfego mal comece a cobrança de portagens.
     Era interessante ouvir as respostas do "Álvaro" sobre estas duas reivindicações. 

     Era mais interessante ainda que os viseenses se fixassem nelas com determinação e combatividade.

Comentários

  1. Não é que eu seja frontalmente contra o portajamento, electrónico ou não, das AE's. Simplesmente, julgo ser razoável que a uma AE portajada deva corresponder, não simplesmente uma alternativa, mas sim, uma alternativa CONDIGNA. Tendo como exemplo o percurso entre Viseu e Aveiro existem, certamente, alternativas: a EN16 e, porventura, o IP3 até SC Dão e a partir daí Mortágua>Anadia>O. Bairro>Aveiro através de outras EN's. Serão, porém, condignas estas alternativas considerando os tempos que correm e as necessidades de mobilidade? Para quem necessite de fazer deslocações regulares e por motivos não turísticos, não me parece que sejam!
    Por outro lado, não vou discutir a razoabilidade da criação e existência das SCUT's, muito menos os "negócios" mais ou menos sombrios que estiveram na sua génese. Mas ter dotado estas regiões de tão importantes e úteis infra-estruturas, de utilização gratuita, as quais certamente têm contribuído e continuarão a contribuir para o seu desenvolvimento, e agora, de um momento para o outro, cobrar pela sua utilização, deixa, no mínimo, um travo muito amargo na boca. É quase como dar um chupa a um miúdo e quando ele mais se está a deliciar com ele, tirar-lho da boca.
    Com o previsível aumento de tráfego que se vai verificar nas tais alternativas existentes, e considerando as também previsíveis consequências nefastas que tal vai originar, antevejo que venha a ser pior a emenda que o soneto e que o feitiço se vire contra o feiticeiro. Oxalá me engane, apesar de tudo!

    Peço desculpa se com estas minhas palavras estiver, porventura, a "falar bem", mas não estiver a dizer tudo!
    Mas apeteceu-me aproveitar a oportunidade para revelar aquilo que, bem ou mal, fundamentadamente ou não, mais ou menos tendenciosamente, penso sobre este assunto.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares